Projeto "Brincar sem Teto"
O espaço exterior é um local privilegiado para atividades da iniciativa das crianças que, ao brincar, têm a possibilidade de desenvolver diversas formas de interação social e de contacto e exploração de materiais naturais (pedras, folhas, plantas, areia, terra, água, etc.), [bem como] (...) desenvolver atividades físicas (correr, saltar, trepar, jogar à bola, fazer diferentes tipos de jogos de regras, etc), num ambiente de ar livre.
Silva, Marques, Mata e Rosa (2016, p.27)
Será adotada uma metodologia de observação direta e sistemática do comportamento das crianças ao longo do projeto em diferentes momentos e etapas. A equipa integra de forma regular e ao longo de todo o ano (independentemente das condições climatéricas), na rotina das crianças, a permanência no espaço exterior em diferentes momentos. São disso exemplo situações como o da chegada das crianças ou a sua entrega às famílias, ao longo do dia num brincar livre ou orientado, ou outras atividades de grupo.
Para os bebés a exploração do espaço exterior é particularmente importante e essencial, pois é nas idas ao exterior que ganham consciência do mundo que os rodeia explorando-o com os sentidos. Têm oportunidade de observarem e ouvirem sons que dentro de uma sala não conseguem. Segundo Post e Hohmann (2011: 161) "é no espaço exterior que "(...) os bebés ouvem, cheiram, sentem ou veem as árvores, nuvens, vento, temperaturas quentes ou frias e alterações de luminosidade."